terça-feira, 23 de abril de 2013

Malware usa anúncio de antivírus falso para enganar usuários

Uma vez instalado, o vírus afirma que é necessário pagar uma taxa para que o código malicioso seja removido do dispostivo

Uma empresa de segurança russa identificou um novo malware para Android que exibe anúncios de um falso aplicativo antivírus por meio de publicidade embutida em outros apps para a plataforma. As informações são do The Next Web.
Assim que o usuário clica no anúncio - achando se tratar de um software de segurança legítimo, ele é encaminhado para um site malicioso para que o programa seja baixado. Uma vez instalado, o malware em forma de aplicativo age como um antivírus legítimo e pede para que o usuário realize uma varredura em busca de ameaças instaladas.
Depois, ele exibe um resultado falso, a fim de convencer o usuário de que ele realmente possui ameaças no dispositivo e pede o pagamento de uma taxa para que elas sejam removidas. Segundo a empresa o "Android.Fakealert.4.origin" está em atividade desde outubro de 2012.
Não é novidade que a Google Play abrigue aplicativos de falsos antivírus e muito menos que códigos maliciosos sejam instalados em dispositivos por meio de anúncios. A novidade nesse ataque é justamente juntar os dois tipos de ameaça em um.
Recomenda-se aos usuários Android que sejam "mais desconfiados com relação a vários anúncios exibidos por aplicativos e usem um software antivírus confiável, quando necessário". Ou seja, procure você mesmo por um software de proteção em vez de aceitar um que apareça por meio de uma publicidade qualquer.

Fonte: PCWorld

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.