segunda-feira, 15 de abril de 2013

Blogs e sites WordPress sofrem ataque "força bruta" de hackers

Ataque está sendo disparado de milhares de diferentes IP visando descobrir a senha dos blogs, entrar e instalar um código malicioso

Crackers não identificados dispararam um ataque de "força bruta" em larga escala contra blogs do WordPress, que atingiu o pico neste domingo (14). Especialistas de segurança alertam a todos os donos de blogs e sites do WordPress para que mudem imediatamente suas senhas para combinações mais complexas. Muitos usuários, infelizmente, ainda utilizam a senha padrão "admin" em suas páginas.
Segundo o site Antebellun, os ataques neste final de semana já partem de mais de 90 mil diferentes endereços IP atingindo servidores em todo o mundo. "Os atacantes tentam utilizar em torno de mil combinações mais comuns de usuário e senha como admin, password ou admin e P@ssw0rd", diz o blog da Antebellun. A intenção é conseguir acesso para abrir uma "porta dos fundos" (backdoor) e instalar um script malicioso que permita assumir remotamente o controle dos sites e utilizá-los posteriormente para novos ataques de descoberta de senha contra outros blogs WP.
"Ao que parece uma botnet está sendo usada para lançar o ataque", diz Matthew Prince, CEO da CloudFlare. O motivo do ataque é desconhecido, mas várias empresas de segurança acreditam que o objetivo é utilizar a força da rede WordPress e de seus servidores, que são capazes de gerar grandes volumes de tráfego, com o objetivo de construir uma botnet ainda mais poderosa que permita desencadear um ataque futuro monstruoso de DDoS (negação de serviço). A CloudFlare registrou mais de 60 milhões de ataques até agora.
Em seu blog, um dos fundadores do WordPress, Matt Mullenweg, alerta para o problema e recomenda com urgência mudar a senha para uma ainda mais forte utilizando letras, números e caracteres especiais. Segundo Mullenweg, com mais de 90 mil IPs reunidos no ataque, os crackers poderiam fazer um ataque por segundo com um IP diferente durante 24 horas ininterruptas.

Fonte: IDGNow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.