segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Vírus de e-mail que altera boleto bancário e desvia pagamento chega em Umuarama

Recentemente foi divulgado um novo tipo de vírus que infecta e-mails e altera boletos bancários. A praga virtual faz com que, ao invés de pagar suas contas, o usuário transfira o dinheiro do pagamento para a conta do criminoso virtual. Um caso foi registrado na região de Umuarama, no qual um empresário teve seu computador infectado e levou prejuízo de R$ 500. O relato serve de exemplo para pessoas que utilizam o sistema de pagamento de boletos impressos via computador.
Segundo a vítima, que preferiu não se identificar, o vírus alterou o código de barra do boleto bancário, modificando os números da agência do banco e da conta-corrente. Assim, na hora de pagar, o leitor não identifica o código e a pessoa é obrigada a digitar os números. Porém, tanto o valor quanto o vencimento permanecem intactos, bem como o logotipo do banco, o que impede que a vítima descubra a fraude facilmente. Um dado curioso é que o número do banco é modificado.
De acordo com revistas especializadas, o computador da pessoa é infectado, não o sistema bancário e geralmente, os vírus brasileiros entram por sites infectados ou e-mails falsos, que criminosos enviam para fazer a pessoa clicar num link.
Além da capacidade de manipular boletos, o vírus traz recursos de captura de senha do Facebook e Hotmail. Essas contas podem ser usadas para disseminar outras pragas digitais futuramente. A praga fica em constante contato com um servidor de controle, que armazena informações sobre cada computador infectado, entre elas o endereço IP, o nome do computador e a localização geográfica.

Descobrindo o golpe
Por limitações do vírus, é possível identificar o golpe de algumas formas. Entre elas, as linhas digitáveis dos boletos serão sempre parecidas, o código de barras terá um “buraco” branco e será inválido e a logo do banco não será sempre idêntica ao número do banco presente na linha digitável.
O gerente do Bradesco, Cleber Alexandre Denuze, alerta para uma atenção redobrada ao fazer os pagamentos, sejam por internet ou no caixa eletrônico. Até mesmo para a atualização do antivírus.  “No momento do pagamento, o número do banco é modificado, então é preciso total atenção para qualquer alteração feita”, aconselha.
Ao receber um boleto bancário para pagamento online, é importante também checar se o código do banco confere com o logotipo da instituição financeira. O gerente do Banco do Brasil, Marcus Vinicius de Vecente também recomenda a aplicação de todas as medidas de seguranças possíveis, pois determinados casos o banco não consegue ressarci. “Este vírus pode trazer consequências devastadoras”, relata.
A dica dos bancários é que mantenha sempre o antivírus e o sistema operacional atualizados. Outros softwares como browsers, e plug-ins como Java e Flash também devem ser atualizados regularmente. Com isso, cria-se uma barreira de proteção no PC. Tanto para este vírus como para outros tipos.

Fonte: http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=50787&Not=V%C3%ADrus%20de%20e-mail%20que%20altera%20boleto%20banc%C3%A1rio%20e%20desvia%20pagamento%20chega%20em%20Umuarama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.