terça-feira, 1 de outubro de 2013

Trend Micro aponta nova campanha de ataque direcionado

A Trend Micro, companhia global especializada em segurança na nuvem, lança o primeiro de uma nova série regular de relatórios trimestrais sobre ataques direcionados. A cada trimestre, este relatório observará tendências em detalhe, bem como se aprofundará em uma determinada campanha APT. Este primeiro relatório centra-se no segundo trimestre de 2013 e analisa em profundidade uma nova campanha já identificada e chamada de EvilGrab, que tem como alvo softwares de segurança e que usa sistemas de áudio e vídeo para capturar informações e realizar escutas.
Uma característica fundamental da campanha EvilGrab é o fato dela alvejar produtos de segurança específicos, que são o alvo do malware. Essa tática, cada vez mais comum, mostra que os responsáveis pelos ataques estão aprendendo sobre a infraestrutura de segurança de um alvo como uma parte regular da fase de coleta de informações. Essa tática foi vista também no recente ataque ao New York Times.
Uma técnica muito interessante utilizada com o EvilGrab é o uso de áudio e vídeo para capturar dados. A ameaça usa software de captura de vídeo para roubar informações da tela de um sistema infectado. Ele também usa o microfone acoplado como um dispositivo de escuta secreta.
Os ataques direcionados neste trimestre focaram em entidades governamentais por uma larga margem. Os ataques mais comuns foram iniciados por meio de e-mail de spear phishing com arquivo anexos de arquivos .ZIP ou documentos .RTF. Existem duas outras tendências interessantes observadas em e-mails de spear phishing neste trimestre: Em alguns casos, arquivos .EXE estavam anexados, mas responsáveis pelos ataques alteraram os ícones para parecerem com documentos ou pastas comuns. Há também um aumento do uso de arquivos que fazem uso de técnicas de override de leitura da direita para a esquerda (RTLO) em Unicode para mascarar arquivos executáveis.
A investigação detalhada do EvilGrab mostra que China, Japão, Estados Unidos, Canadá, França, Espanha e Austrália foram os principais países alvejados. Além disso, os ataques começam com mensagens de spear phishing. Ao contrário das tendências mais amplas, estes usaram documentos maliciosos anexados Microsoft Office ou Adobe Acrobat. 

Fonte: Risk Report

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.