segunda-feira, 28 de outubro de 2013

12 vírus incríveis da época do MS DOS

De simpáticas animações a malwares que destroem seu computador por completo, confira alguns dos vírus que mostram a engenhosidade dos primórdios do PC

Não há como negar que os vírus de computador de antigamente eram muito mais interessantes. Se hoje temos malwares que apenas transformam sua máquina em um “zumbi”, nos primórdios dos PCs tínhamos programas maliciosos impressionantes, que traziam animações criativas a ponto de desafiar os limites gráficos aos quais estávamos acostumados na época. De fato, muitos deles não traziam qualquer efeito negativo ao computador.
Felizmente, pessoas como Daniel White ainda nos dão uma oportunidade de ver esses arquivos (hoje praticamente inofensivos) em ação. Confira logo abaixo alguns dos mais incríveis da biblioteca de White:

1- Elvira

Criado pelo programador francês Spanska, o vírus exibe uma animação no estilo da famosa abertura de Star Wars, mas trazendo uma declaração de amor do hacker à sua namorada.

2- Phantom 1

Embora traga uma animação assustadora (ao menos para a época), o Phantom 1 não é exatamente ameaçador: o vírus se ativa apenas caso o computador infectado permaneça inativo por 20 minutos. E, mesmo se isso ocorrer, o malware simplesmente trava os comandos do teclado, forçando o usuário a reiniciar o PC.

3- Kuku

Depois de infectar todos os arquivos executáveis de seu computador, tentar executar qualquer dado no computador traz uma chance em oito de ter as informações do arquivo apagadas e substituídas pelo comando do Kuku, que mostra a bela animação psicodélica acima.

4- Plane

Plane funciona de maneira bastante simples. Ele procura todos os arquivos EXE do computador e cria uma cópia – esta, no entanto, com extensão COM. Dessa maneira, sempre que alguém tenta rodar um aplicativo sem especificar o formato, o vírus é ativado, exibindo a simpática animação acima e rodando o programa corretamente logo depois.

5- PingPong

Ativar este vírus não é exatamente difícil, mas pode exigir paciência. Para ver a animação da bolinha acima, o computador precisa estar fazendo um acesso ao disco quando o relógio interno do PC está marcando exatos 30 minutos.

6- Mars Land

Está aí um vírus que provavelmente deixou muitos boquiabertos em sua época. Outra criação de Spanska, o malware exibia uma animação de lava borbulhando surpreendentemente complexa.

7- MediaMarkt

O primeiro vírus realmente perigoso da lista é um daqueles que você realmente não quer encontrar. Ao infectar o PC, o malware executa a macabra imagem de uma caveira, junto do aviso de que todos os dados de seus discos foram apagados.

8- Ithaqua

Em comparação ao vírus acima, o Ithaqua não poderia ser mais inofensivo: ele apenas exibe uma simpática animação do cair da neve em todo o dia 29 de abril.

9- Billiard

Como o nome indica, o Billiard traz um curioso efeito de um jogo de sinuca para seu MSDOS, embaralhando várias letras na tela e deixando vários caracteres coloridos.

10- HHnHH

O nome curioso reflete bem o vírus acima. Este apenas traz a animação de uma esfera de pontos pulando de um lado a outro da tela, deixando rastros de pontilhados por onde quer que ele passe.

11- Apple DOS Trojan

Não é preciso muito para perceber que o vírus acima foi feito por um dos primeiros fanboys da Apple. Após infectar o PC, o Apple DOS Trojan espera pacientemente pelo dia 24 do mês, sendo ativado automaticamente ao chegar a data. Quando isso ocorre, resta apenas reiniciar o PC – o aplicativo, porém, reescreve o comando de inicialização para que ele esteja de volta sempre que você tentar ligar sua máquina novamente.

12- CMOS Dead

Outro vírus extremamente perigoso, o CMOS Dead corrompe a memória CMOS de seu computador, danificando várias informações do sistema. Mas o mais cruel de tudo é que tentar reiniciar o sistema pelo bom e velho Ctrl+Alt+Del faz com que o software formate todo o seu HD.

Fonte: TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.