quinta-feira, 16 de maio de 2013

E-mail com suposta mensagem de voz no Facebook é vírus e rouba dados

E-mail com suposta mensagem de voz no Facebook é vírus e rouba dados

Os hackers estão a implementar as suas tácticas de ataque para atingir utilizadores do Facebook. A última prática, descoberta pela empresa de segurança Bitdefender, consiste no envio de um vírus por e-mail, o qual alega que o código malicioso é na verdade uma mensagem de voz enviada por um amigo através da rede social.

 

A mensagem arbitrária tem o mesmo padrão gráfico das legítimas, enviadas pela plataforma. O endereço de e-mail alvo, inclusive, é o mesmo registado para aceder à rede.
Ao clicar no link para ouvir a suposta mensagem, a vítima acaba por fazer o download do malware que, uma vez instalado na máquina, pode roubar dados e prejudicar o funcionamento do sistema operativo.
O vírus propaga-se ao encaminhar mensagens maliciosas para a lista de contactos da vítima. Os arquivos maliciosos possuem a extensão «clp» e alojam-se na pasta Windows System32.

Para se prevenir é recomendado o uso de software antivírus actualizado. E-mails provenientes de fontes duvidosas também não devem ser abertos. Se a mensagem foi enviada por um amigo ou conhecido, mas parecer suspeita, confirme se a pessoa enviou realmente aquele e-mail antes de abrir anexos ou clicar em links.

Fonte: Diário Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.