sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ciberataques mostram falta de update de softwares em grandes empresas

Um recente ataque cibernético que teve como alvo funcionários do governo dos EUA que trabalhavam com armas nucleares ilustra a vulnerabilidade das grandes organizações, que lutam contra a implantação de atualizações de softwares de proteção.
Os crackers, que comprometeram o site do Departamento de Trabalho, exploraram uma vulnerabilidade até então desconhecida (0-day) do Internet Explorer 8, comumente encontrado em PCs com Windows XP. O Javascript injetado no site redirecionava os visitantes que usavam o IE8 no XP para um site malicioso.
Ao escolher direcionar ataques a agências federais, os cibercriminosos entenderam que muitos departamentos do governo ainda estão usando versões desatualizadas do Windows e do IE, devido a enorme despesa em atualizar milhares de pessoas para as versões mais recentes. Tais migrações envolvem a difícil tarefa de atualizar muitas outras aplicações de negócios para suportar o novo sistema operacional.
"Há um monte de agências governamentais e também entidades comerciais, que simplesmente não podem atualizar para estas versões mais recentes", disse o pesquisador, na segunda-feira (6). "Eles têm aplicações internas, aplicações de RH (recursos humanos), aplicações de folha de pagamento e que foram concebidas explicitamente para trabalhar com Internet Explorer 8, razão pela qual estas organizações ainda são vulneráveis​​."
Os pesquisadores concordam que servidores de comando e controle (C&C) do último ataque, identificado na semana passada, têm atributos semelhantes aos usados ​​em ataques anteriores provenientes da China.
O nome do host dos servidores C&C no mais recente ataque incluia a frase "MicrosoftUpdate", também usado em ataques ao longo dos últimos seis meses contra o site do Conselho de Relações Exteriores e de páginas de notícias na China visitados por dissidentes chineses.
Não identificaram os culpados, mas a empresa informou que o malware usa o mesmo protocolo para se comunicar com os servidores C&C - da mesma forma que o usado por um grupo de hackers chineses chamado Deep Panda. O grupo é conhecido por atacar uma variedade de entidades norte-americanas, incluindo indústrias de alta tecnologia e de defesa e agências estaduais e do governo federal.
As páginas comprometidas do Departamento do Trabalho continham informações de doenças relacionadas à energia nuclear, ligadas às instalações do Departamento de Energia - onde os funcionários estão a desenvolver armas atômicas. Os visitantes foram redirecionados para o site malicioso sem saberem, já que não houve mudança óbvia no navegador.


Fonte: IDGNow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.