quinta-feira, 28 de março de 2013

Web recebe maior ataque da história

Uma briga entre um um grupo de combate a spam e um site de hosting que atende a supostos spammers atingiu proporções épicas nos últimos dias, no que muitos consideram o maior ataque de dados da história da Internet.
Segundo destaca o The New York Times, milhões de usuários da rede mundial tiveram dificuldades de acesso a diversos sites e lentidão em serviços, devido a cargas pesadas de dados solicitadas por botnets, destinadas a bloquear e derrubar conexões.
De acordo com engenheiros da rede, os ataques chegaram a picos de 300 Gbps, uma quantidade gigantesca de dados, direcionados ao site do grupo anti-spam Spamhaus. No entanto, o tráfego excessivo afetou as comunicações na rede como um todo.
No ataque, mensagens foram enviadas em nome da Spamhaus para os botnets, que foram ampliadas drasticamente por servidores pela rede, causando uma onda violenta de dados sendo direcionada de volta para os servidores da entidade.
Quando a atacada pediu ajuda para serviços de hosting como a CloudFlare, as bombas em forma de dados foram também direcionadas às companhias que forneceram conexões de dados para atenuar o colapso de sua rede.
A Spamhaus acredita que a culpada pela investida é a empresa holandesa de hosting Cyberbunker, que foi recentemente colocada na lista negra de spammers da entidade européia.
A atitude teria despertado a ira da companhia holandesa, que em sua descrição se dispõe a abrigar todo tipo de sites "exceto por pornografia infantil e conteúdo ligado a terrorismo".
De acordo com um porta-voz da Spamhaus, os ataques começaram em 19 de março.
"Estes caras (da Cyberbunker) estão furiosos. Para ser honesto, eles foram pegos no flagra. Eles acham que tês o direito de enviar spam", fuzilou Patrick Gilmore, arquiteto-chefe da Akamai Networks, empresa de distribuição de conteúdo digital.
Não é a primeira vez que a Spamhaus sofre com os chamados ataques de "negação de dados" (DDoS), inundando a rede com solicitações de dados e derrubando servidores.
No entanto, segundo apontam especialistas, os ataques estão mais violentos através de Domain Name System (DNS), explorando a infraestrutura básica da internet.
Um ataque de DDoS normal costuma atingir uma rede restrita. Mas no caso de um ataque DNS, pacotes de dados são enviados por servidores em todo o mundo, em quantidades bem maiores.
Estas investidas não podem ser facilmente impedidas, conforme destacam os especialistas. Até porque, para solucioná-los, seria preciso praticamente fechar instâncias da internet.
“A regra número 1 da Internet é que ela tem que funcionar", destacou Dan Kaminsky, especialista que há anos alertou sobre a vulnerabilidade do DNS.  “Não dá para parar uma inundação de DNS derrubando servidores porque estas máquinas tem que estar acessíveis o tempo todo", completou.
Para os engenheiros da rede, o problema é bem mais sério do que se pensa. Se estes ataques escalarem mais no futuro, muitos usuários da rede ficarão sem conexão com serviços essenciais como e-mail e internet banking.
“Estas coisas são praticamente bombas nucleares", afirmou Matthew Prince, CEO do serviço de hosting Cloudflare. "É muito fácil causar um imenso estrago", frisou.
Sven Olaf Kamphuis, ativista da Internet e porta-voz do Cyberbunker, divulgou em uma mensagem online que o grupo sabe que é responsável por um dos maiores ataques de DDoS da história.
Segundo Kamphuis, o ataque do grupo holandês foi para alerter a Spamhaus por seu "abuso de influência".
“Ninguém nunca deu à Spamhaus o direito de dizer o que vai ou não vai na Internet. Eles se colocaram nesta posição ao fingirem que combatem o Spam", disparou.


Fonte: Baguete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.