quinta-feira, 21 de março de 2013

Novo malware para Mac instala plugin malicioso no navegador

Chamado de Yontoo1, Trojan foi descoberto por empresa russa de segurança e "lota" browser com propaganadas. Ameaça pode vir a monitorar atividades do usuário

Os detalhes mudam, mas a regral continua a mesma: nunca instale programas no seu Mac que não tenha certeza que pode confiar. Um novo Trojan direcionado para os computadores da Apple tenta enganar os usuários a instalarem um plugin de navegador quando você visita um site malicioso ou comprometido.
A empresa russa de antivírus e segurança Dr. Web chama o malware em questão de Trojan.Yontoo1. Usuários desavisados que tentarem assistir a trailers de filmes recebem uma mensagem dizendo que está faltando um plugin necessário para a tarefa. Se você clicar na extensão, aparece um instalador para algo chamado FreeTwitTube.
Mas em vez de instalar o FreeTwitTube, o software instala um plugin do Yontoo para Safari, Chrome e Firefox. A extensão insere anúncios e outros conteúdos nas páginas web à medida que você navega. O risco verdadeiro com esse malware baseado no plugin é que essas extensões podem acessar e executar facilmente código remoto – e monitorar as páginas que você visita, juntamente com o conteúdo desses sites. Pelo visto, o Yontoo não faz isso...ainda.
Você pode verificar se já foi vítima do Yontoo ao revisar os plugins instalados no seu navegador. Apagar a extensão deve ser o bastante para limpar o seu Mac do malware.

Fonte: IDGNow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.