terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Trend Micro alerta para o perigo da postagem de imagens de cartões e documentos de identificação no Instagram e Twitter

Especialistas da Trend Micro, líder mundial em segurança na era da nuvem, detectaram um novo e arriscado comportamento entre jovens na Internet – a postagem de fotos de cartões de crédito, débito e documentos como identidades, carteiras de motorista e até passaportes. Com isso, os cibercriminosos não contam apenas com os já famosos Trojans para roubar dados dos usuários, mas sim conseguem essas informações facilmente, passadas intencionalmente pelos usuários, em sites como Twitter e Instagram. As imagens mostram o compartilhamento de fotos de cartões e documentos, que expõem informações confidenciais como nome completo, endereços residenciais, entre outros.

Os especialistas ressaltam que qualquer pessoa tem acesso às informações postadas a partir de uma pesquisa simples no Instagram ou Twitter. A empresa destaca, inclusive, a existência de uma conta no Twitter - chamada NeedADebitCard - que lista especificamente usuários que postam fotos dos seus cartões na plataforma. Outro agravante é que essas divulgações não se limitam, apenas, a sites como o Twitter e o Instagram. Ao usar a pesquisa de imagem do Google, também é possível encontrar diversas informações, como mostra a imagem abaixo.

De acordo com Hernán Armbruster, vice-presidente da Trend Micro no Brasil, os usuários agem assim, provavelmente, para demonstrar status. “Não importa o motivo desse comportamento, essa tendência de compartilhar excessivamente as informações pessoais expõem os usuários aos criminosos que agem na rede. O roubo de identidade é, há tempos, uma grande preocupação de segurança e esse tipo de comportamento agrava a situação, uma vez que os cibercriminosos só precisam fazer uma pesquisa simples para coletarem uma grande quantidade de informações confidenciais, que podem ser usadas para realizar compras, iniciar operações, cobrir rastros de hackers, expor os usuários a perseguidores ou stalkers, predadores sexuais, entre outros riscos”.

Os especialistas da empresa reforçam a necessidade dos usuários avaliarem com cuidado as informações postadas e proteger, sempre, seus dados pessoais. 

Fonte: http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=72758

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.