sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Brasil está entre os 10 países com mais sites invadidos pelo Blackhole

País também foi classificado como o 5º maior produtor de spam e o segundo com maior taxa de exposição a ataques em dispositivos Android. Um recente relatório sobre ameaças na Internet mostrou que o Brasil entrou para a lista de países que hospedam sites comprometidos com o kit de exploração Blackhole. O País aparece em último lugar no top 10, com 1% das hospedagens. A lista é encabeçada pelos Estados Unidos (31%), seguido pela Rússia (18%), Chile (11%), Itália (6%), Turquia (6%), China (5%), Alemanha (4%), Holanda (2%) e Grã-Bretanha (2%).

Um kit de exploração (exploit kit), como o Blackhole, é uma ferramenta pré-formatada que explora bugs de segurança em softwares populares e pode ser utilizado por servidores maliciosos para injetar malware em dispositivos sem o conhecimento do usuário. O Security Threat Report 2013 também apontou que 80% dos ataques por malware em 2012 foram redirecionamentos de sites legítimos que foram infectados. O Blackhole representa 27% do total de sites e redirecionamentos. O relatório disse, ainda, que 2012 foi o ano das novas plataformas e de malwares modernos - o que antes era um mundo dominado por Windows, se tornou um cenário composto de diversas plataformas. De acordo com a pesquisa, malwares modernos estão se aproveitando dessas novas tendências, criando novos desafios para os profissionais de segurança de TI.

"Duas palavras que definem 2012 seriam fortalecer e evoluir. Ataques e ameaças - seja em PCs, Macs ou dispositivos móveis - continuam a evoluir, bem como as tecnologias que combatem esse mal", disse o chefe do departamento de tecnologia. E falando em dispositivos móveis, o Brasil também está entre os com maior taxa de exposição a ataques em dispositivos Android, ficando em segundo lugar com 12% da taxa de ataques. Em primeiro lugar encontra-se a Austrália (12%) e em terceiro os Estados Unidos (10%). Segundo o estudo, mais de 100 milhões de smartphones Android foram entregues apenas no segundo trimestre do ano. Com o crescente mercado de dispositivos móveis, também aumenta a demanda de ataques. Ainda sobre a Austrália e nos Estados Unidos, destaca-se que a taxa de ataques por malware em dispositivos Android excede o número de ataques a computadores.

O estudo também ranqueou os países mais arriscados e os mais seguros com relação a ataques malware. Hong Kong ficou no topo da lista dos países mais arriscados, com 23% de taxa de exposição à ameaças. Seguido por Taiwan (21%), Emirados Árabes Unidos (21%), México (20%) e Itália (17%). A Noruega foi nomeado o país mais seguro, com 2% de taxa de exposição a ameaças. A segunda posição foi ocupada pela Suécia, com 3%, seguida pelo Japão (3%), Reino Unido (3%) e Suíça (4%). Outro tema analisado que envolve o Brasil foi "spam". O País apareceu no ranking de maiores países produtores de spam, ficando em quinta posição (4%). 

Tendências para 2013 
O estudo também analisou outros tópicos-destaque de ameaças ocorridas nesse ano. Dentre os temas analisados estavam: novas plataformas e variações de ameaças, ataques Java, o crescimento de ransomware, crescimento de riscos aos usuários iOS e ataques direcionados. Em 2013, o aumento da disponibilidade de plataformas de testes de malware irá provavelmente fazer com que as ameaças consigam contornar mais facilmente os tradicionais sistemas de segurança corporativos. "Como resultado, acreditamos que veremos ataques com maior impacto em negócios".

A crescente mobilidade de dados em ambientes corporativos forçou - e continuará a forçar - as equipes de TI a se tornarem ainda mais ágeis. "Em 2013, como a computação cada vez mais se deslocando para serviços em nuvem virtualizados e plataformas móveis, os atacantes seguirão a tendência, assim como sempre fizeram. Isso significa que as organizações de TI e os usuários terão que tornar-se mais sistemáticos em proteger diversos dispositivos e infraestruturas de rede, e mais ágeis para responder a novas ameaças." A tendências é de que o próximo ano tenha um aumento de erros básicos em servidores Web e um maior número de malwares que causam danos irreversíveis. 

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/12/06/brasil-esta-entre-os-10-paises-com-mais-sites-invadidos-pelo-blackhole

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.