terça-feira, 18 de setembro de 2012

PMEs priorizam gastos em segurança para utilização da nuvem

As PMEs estão percebendo que precisam investir em soluções de segurança de dados para apoiar suas estratégias de nuvem. As pequenas e médias empresas (PMEs) sofrem críticas por seus registros relativamente fracos em segurança de dados e redes. Mas, de acordo com as últimas projeções dos pesquisadores de mercado da AMI-Partners, se esse cenário persistir, não será por falta de tentativas.

O investimento acompanha novas prioridades

As PMEs estão conscientes de que seus recursos com TI são modestos em comparação com os das grande empresas. Mas, no cenário digital atual, nem os reguladores nem os criminosos virtuais parecem preocupados em fazer tal distinção. Os auditores não irão baixar o padrão das expectativas de conformidade e os hackers não vão diminuir o poder de seus ataques. Conforme as empresas menores começam a perceber as novas regras, investimentos deverão inundar seus programas de segurança de TI.
Segundo a AMI-Partners, o gasto geral com segurança de TI terá uma taxa de crescimento composto anual de mais de 10% entre 2011 e 2016. Além de um aumento em escala, haverá também uma redistribuição do investimento para se alinhar com as novas prioridades. Espera-se, principalmente, que os serviços de segurança em nuvem atraiam um total de gastos de 24% em 2016, em comparação com 17% em 2011.
"A segurança é uma questão complexa com mudanças rápidas. A falta generalizada de recursos técnicos e conhecimento está levando as PMEs a buscarem a terceirização deste problema", explicou o autor do relatório, Hugh Gibbs. "Isso representa uma grande oportunidade para o mercado de serviços gerenciados, especialmente para parceiros de canal qualificados e provedores de serviços de segurança."

Produtividade segura

Não surpreende que um dos grande propulsores dos gastos de segurança das PMEs é o aumento da força de trabalho móvel. As empresas menores já reconheceram uma oportunidade para expandir seus recursos e igualar a competição com empresas maiores, oferecendo aos funcionários a possibilidade de trabalhar a qualquer hora e lugar. Buscando estender as horas de trabalho e aproveitar o talento de trabalhadores remotos, os gerentes das PMEs perceberam que notebooks, smartphones e tablets podem ser grandes aliados.
Para muitas empresas, a convergência das realidades financeiras e as preferências dos funcionários também os forçaram a adotar a estratégia de programas BYOD (sigla para "Bring Your Own Device" ou "traga seu próprio dispositivo"). Os riscos da segurança de dados aumenta exponencialmente com a armazenagem de recursos corporativos em dispositivos pessoais. Assim como os pioneiros antes delas, as PMEs estão descobrindo que a melhor abordagem é contar com ferramentas de gerenciamento de dispositivos móveis baseadas em nuvem.
Fonte: http://www.simplysecurity.com/2012/08/07/report-smb-security-spending-priorities-shifting-toward-cloud/)./ http://smb.trendmicro.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.