Empresa de segurança dobra investimentos em marketing e adianta lançamentos para crescer 20% este ano; produto para evitar ameaça dirigida a empresas é grande aposta.
Ainda estamos em setembro, mas a japonesa Trend Micro já tem uma certeza: terá em 2012 o seu melhor ano da história no Brasil. A empresa de segurança cresceu 20% no primeiro semestre e pretende repetir o feito no segundo, índice inédito para a companhia. Segundo Hernán Pablo Armbruster, presidente da empresa, um dos fatores que possibilitaram o aumento na receita é a autonomia que o escritório local vem recebendo desde janeiro, diferente do que acontecia até então. “No primeiro semestre, conseguimos ter mais que o dobro de investimento em marketing que no ano anterior”, conta.
Isso aconteceu porque, no plano estratégico da
corporação, o Brasil entrou para os mercados prioritários da japonesa
neste ano, junto com Canadá, Inglaterra e Austrália. Com isso,
Armbruster passou a se reportar diretamente à CEO e co-fundadora da
trend Micro, Eva Chen. “Hoje tenho mais atenção e apoio”, resume. Como
resultado, tem conseguido trazer ao país mais rápido novos produtos,
algo fundamental no mercado de segurança.
Prova disso é que a próxima grande aposta da empresa, que
será lançada em quatro de outubro, já está em funcionamento em seis
clientes do Brasil. Trata-se de um produto para evitar as chamadas
ameaças dirigidas, ou seja, que acontecem contra empresas ou governos
específicos, e têm se tornado cada vez mais frequentes no mundo.
Nova estratégia
A entrada neste mercado dá continuidade a uma estratégia
iniciada em 2008 pela Trend Micro para deixar de ser dependente das
soluções de anti-vírus.Armbruster explica porque a mudança é importante.
“Quase todas as empresas de segurança conseguem soluções para um novo
vírus.” No entanto, quando o assunto é uma nova ameaça dirigida, só 10%
delas são capazes de desenvolver um produto apropriado.
Nos últimos anos alguns casos de roubo de dados de
empresas por conta de ameaças dirigidas vieram a público. Um dos mais
notórios foi o da Sony que, quando hackers roubaram nomes, endereços e
possivelmente detalhes de cartões de crédito de 77 milhões de usuários
da rede Playstation Network.
Além das ameaças direcionadas, a segurança voltada para
computação em nuvem também está no foco. A previsão é que este tipo de
produto represente mais de 20% do faturamento global em 2012, sendo que
no ano passado a fatia era de menos de 5% do faturamento total. A
expectativa da corporação é que, dentro dos próximos três anos, mais de
50% das vendas de produtos e serviços da Trend Micro venha de soluções
de segurança para nuvem ou baseadas na nuvem.
Um estudo feita pela empresa no Brasil mostra
oportunidade neste segmento: dentre os sete países pesquisados, o Brasil
figura como o segundo no ranking dos que mais tiveram ocorrências
relativas à segurança de informações hospedados em “nuvem”.
Fonte: http://economia.ig.com.br/empresas/2012-09-26/japonesa-trend-micro-tera-melhor-ano-no-brasil.html
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