segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Novo vírus ataca clientes do Itau e usa certificado verdadeiro

Trojan bancário direciona para página falsa, rouba dados do usuário e envia, por e-mail, para cibercriminoso. Um novo ataque contra usuários de online banking ameaça correntistas do Itau, um dos maiores bancos brasileiros. Os cibercriminosos desenvolveram um código malicioso – identificado como um Trojan Win32/Spy.Banker.YJS - que se instala na máquina do usuário e é executado assim que o computador acessa o internet banking.
Caso não esteja utilizando o Internet Explorer (IE), o usuário infectado, ao acessar a página do banco, recebe uma mensagem de que ela só funciona no browser da Microsoft. Se o internauta faz o acesso, o malware inicia a captura das informações bancárias e dos dados pessoais. O Win32/Spy.Banker.YJS direciona o usuário para uma página falsa do internet banking, na qual solicita uma série de informações pessoais do usuário e do cartão de débito do cliente.
Tela da página falsa gerada pelo Trojan

Após o usuário digitar as informações na página falsa, o código malicioso envia um e-mail ao banker com os dados. Uma particularidade desse golpe é utilizar um certificado eletrônico roubado, da Comodo, entidade certificadora real. Isso permite que o malware se propague por servidores sem que seja detectado pela maioria das ferramentas de segurança. 
“Apesar da complexidade desse golpe, os usuários podem evitá-lo tomando alguns cuidados básicos. Por exemplo, ao perceber que não é comum que a página do internet banking só rode no Internet Explorer”. “Além disso, todas as vezes que as pessoas vão digitar suas informações pessoais na internet devem assegurar-se que as páginas são confiáveis e utilizam endereços que comecem por ‘https’, o que não acontece no caso desse golpe”.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/09/06/novo-virus-ataca-clientes-do-itau-e-usa-certificado-verdadeiro/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.