quinta-feira, 29 de março de 2012

Informação corporativa em risco

Além da ameaça da hackers, a segurança dos dados das empresas vem sofrendo riscos causados por falhas de funcionários

Um estudo encomendando pela Trend Micro, companhia voltada à proteção da informação, revelou que 78% dos gestores americanos culpam o comportamento de seus colaboradores, tanto intencional como acidental, por pelo menos uma violação de dados dentro de suas organizações nos dois últimos anos.
De acordo com a pesquisa, a principal causa dessas falhas é a perda de um laptop ou outro dispositivo móvel por parte do funcionário – 35% dos casos acontecem por esse motivo.
Por mais que os profissionais cometam erros sem o objetivo de prejudicar a companhia, grande parte deles acaba descobrindo a violação por acaso (56% dos casos), e apenas 19% dos gestores disseram que os seus funcionários reportaram a perda ocorrida. As demais ameaças foram diagnosticadas por auditoria, avaliação e tecnologias de proteção.
As pequenas e médias empresas (PMEs) correm mais riscos com o descuido dos dados por parte de seus funcionários, segundo a análise da Trend Micro. De modo geral, as PMEs têm uma taxa ligeiramente maior de violação de dados – 81% versus 78% (grande empresas) – devido ao mau uso das informações pelos colaboradores.
Foi revelado ainda que os funcionários dessas empresas estão mais propensos a adotarem comportamentos “arriscados”. Isso porque 58% deles abririam ou já abriram anexos ou links em spams, sendo que o mesmo acontece ou já aconteceu com 39% dos profissionais de grandes empresas. Mais um exemplo: 55% dos funcionários das PMEs têm maior probabilidade de visitar sites proibidos, enquanto 43% dos funcionários de grandes corporações possuem essa tendência.

Brasil

"Apesar de o estudo trazer números referentes ao comportamento das empresas e colaboradores nos EUA, podemos adequá-lo à nossa realidade, pois os cenários referentes à segurança de dados são bem parecidos – quando comparamos com o Brasil”, afirma Fábio Picoli, country manager da Trend Micro no Brasil.
De acordo com o executivo, muitas ameaças apresentadas por funcionários estão aumentando devido à mobilidade da força de trabalho, à proliferação de dispositivos móveis com dados, à consumerização de TI e ao uso de redes sociais no ambiente corporativo.
Por aqui, 63% dos executivos dizem que suas companhias têm algum de regulamento quanto ao uso de redes sociais no trabalho, enquanto 26% dizem não haver regulamento em suas empresas. Os demais 11% não têm certeza sobre a existência de normas sobre o assunto. Os números são da Gentis Panel, empresa de consultoria de mercado.

O que fazer?

Para Fábio Picoli, a educação e conscientização dos funcionários, além das tecnologias de segurança, são essenciais para a proteção de dados.
No estudo, a Trend Micro recomenda que as companhias trabalhem na conscientização de seus colaboradores sobre a necessidade de gastar mais tempo com as atividades de proteção de dados, e criem políticas para o uso das redes sociais na empresa, dentre outras orientações.

Fonte: http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/informacao-corporativa-risco-680753.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.