segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pesquisa revela que 39% das crianças usam a internet sem adultos por perto

Crianças com mais de 11 anos passam quase 18 horas por mês na internet. Especialista diz que pais devem alertar filhos sobre os cuidados na rede. 

Pesquisa do Ibope mostra que as crianças com mais de 11 anos passam quase 18 horas por mês na internet. Esse grupo já soma cinco milhões de usuários. Em outro estudo, o Conselho Gestor da Internet no Brasil indica que as crianças estão no computador sozinhas.
Segundo a pesquisa, 39% das crianças entre cinco e nove anos usam o computador sem um adulto ao lado. “Nosso filho menor, de cinco anos, também já está plugado na internet. Até essa idade a gente consegue controlar. Eu acho que fica mais difícil a partir daqui.”, diz um pai.
O computador da família ainda é o preferido das crianças que moram nas cidades. Já as da zona rural acessam a internet na escola. Elas usam a rede para conversar com os amigos, jogar e fazer pesquisa para trabalho. E muitas admitem que já sentiram medo ou perceberam algum perigo na internet. Doze por cento disseram que já conheceram alguém pelo computador e 11% já enviaram as próprias fotos pela rede.
A equipe do Jornal Hoje visitou uma aula de informática de alunos do 5º ano de uma escola, onde estudam crianças entre nove e dez anos de idade. No laboratório, o acesso a redes sociais e programas de bate-papo é bloqueado. É assim na maioria das escolas.
Para proteger as crianças dos perigos do mundo digital, a primeira medida dos pais é deixar o computador em um lugar da casa que a família toda frequente. “Computadores utilizados por crianças pequenas não deveriam ficar em quartos fechados. A gente orienta para que eles fiquem em locais onde os pais possam fiscalizar e olhar o que os filhos estão acessando”, explica o especialista em segurança digital Eduardo José Pianta Ferreira (Especialista da Trend Micro).
Segundo Eduardo, as crianças com mais de dez anos já podem participar das redes sociais. Porém, os pais precisam conversar antes com os filhos sobre os cuidados na rede: “Tem que saber muito bem com quem eles estão se relacionando e o que eles acessam”.
É fundamental também os pais estarem por dentro do que acontece na internet. “A gente sempre dá dica para o pai ser também um amigo nessa rede social, para acompanhar as conversas que esse filho tem com os amigos e seguidores e questionar as amizades. Quando o filho vai numa festa, o pai e a mãe não costumam levar para ver quem são os pais que estão lá, os amigos. É a mesma coisa na internet. O mundo virtual é uma extensão do mundo real”, lembra o especialista.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.