terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dicas para proteção de seu PC

  • Cuidados com e-mails que contenham arquivos anexados. Se você não está esperando o que está em anexo, não baixe nem abra. Mesmo se o remetente for alguém conhecido – o computador desta pessoa pode ter sido contaminado e pode estar sendo usado para infectar outros.
  • Quando entra em ação, um vírus propagado por e-mail envia cópias de si mesmo para os contatos encontrados nas listas de endereços de e-mail armazenadas no computador do usuário.
  • Faça download apenas de sites conhecidos e seguros. Arquivos trocados com outros usuários através de sites de compartilhamento ou de origem desconhecida – que possam chegar a você em CDs, DVDs ou pen drives – podem estar contaminados.
  • Não clique em links de e-mails com mensagens alertando que você está inadimplente na operadora de telefonia celular, que seu CPF vai ser cancelado ou que seu cadastro no banco precisa ser atualizado. Essas são mensagens maliciosas enviadas com o objetivo de fazer o usuário entregar informações pessoais (phishing). Se receber uma mensagem desse tipo e quiser verificar se ela é legítima, entre no site da instituição ou empresa “autora” do e-mail digitando o endereço no navegador. Ou entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da empresa.
  • Também são armadilhas as mensagens que avisam que você ganhou algum prêmio ou que incluem links que prometem fotos de celebridades nuas ou em situações comprometedoras.
  • É importante instalar um bom programa antivírus e baixar as atualizações do programa a cada dois ou três dias. Os vírus de computador são muitos, se multiplicam rapidamente e sofrem constantes mutações.
  • Configure o antivírus para que as mensagens do correio eletrônico (e seus arquivos em anexo) sejam verificadas. O programa de e-mail deve ser configurado para não executar automaticamente arquivos anexados às mensagens.
  • Outra medida preventiva é ter em seu computador um firewall pessoal. Isso pode evitar que um worm explore falhas no seu computador ou que a partir da sua máquina ele explore pontos fracos em outros computadores. O firewall é um programa que monitora (e eventualmente bloqueia) o tráfego de informações do seu micro. Você pode não estar vendo, mas o computador se comunica o tempo todo com outros computadores quando está conectado na internet (ou numa rede doméstica). Algumas dessas “comunicações” são normais e não representam risco, outras são explorações de falhas dos softwares instalados nas máquinas que levam o computador a mandar informações para outros de forma descontrolada. Um bom firewall identifica essas comunicações e permite que você as bloqueie quando achar necessário.
  • Novas formas de infecção por vírus podem surgir. Portanto, é importante manter-se informado através de jornais, blogs , redes sociais, especialmente sites dos fabricantes de antivírus.
  • Janelas pop-up são pequenas janelas do navegador que aparecem sobre o site em exibição. Embora a maioria delas seja criada por anunciantes, elas também podem conter código mal-intencionado ou inseguro. Um bloqueador de pop-ups pode impedir que algumas ou todas essas janelas sejam exibidas.
  • Use as configurações de privacidade de seu navegador – É importante saber como os sites podem usar suas informações particulares para ajudar a evitar fraudes e roubos de identidade. Se estiver usando o Internet Explorer, você pode ajustar as configurações de privacidade ou restaurar as configurações padrão sempre que desejar. 
  • As contas limitadas do Windows e o recurso do Controle de Contas de Usuário (UAC) do Windows Vista e 7 reduzem a capacidade do seu usuário no sistema. Embora isso às vezes resulte em um pequeno incômodo – como um aplicativo que não funciona corretamente –, usar a conta limitada impede que muitos vírus funcionem corretamente, facilitando a limpeza e, principalmente, impedindo-o de interferir na operação de programas de proteção legítimos como antivírus e plugins de segurança. O Linux normalmente já é configurado dessa forma – uma das características do sistema que o torna mais resistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.