quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Vírus dissemina nas redes sociais

Ser marcado por um amigo que compartilha um link dizendo que você pode perder peso de forma fácil e rápida é a mais nova onda da rede

E a maior rede de compartilhamentos e de acessos por segundo, o Facebook, está se tornando uma ferramenta interessante para os desenvolvedores de vírus para web. Ser marcado por um amigo que compartilha um link dizendo que você pode perder peso de forma fácil e rápida é a mais nova onda da rede. Segundo informações publicadas pelo Portal do Diário Catarinense, quem clica no link da postagem que tem uma loira estampada é levado para um arquivo compartilhado do Google Drive, que tem o objetivo de infectar o perfil do usuário. Depois que o programa malicioso se instala, ele passa a usar o computador e a conta de quem clicou para se espalhar – marcando amigos, aparecendo como uma postagem normal e continuando seu ciclo.
O efeito colateral (além da inconveniência de sugerir que a pessoa precisa perder peso) é a invasão da conta do Google Drive de quem clicou. O serviço ainda não é muito popular, mas, se por acaso a pessoa já tem grande parte da sua vida digital na nuvem do Google, o estrago pode ser grande. Há registros de que vírus poder afetar contas do Dropbox e do Skydrive. Além disso, o golpe está mascarado em mais duas versões até então.
Dicas para remover o vírus
- É muito importante sempre ter um antivírus instalado e atualizado no computador.
- Verifique se não há algum aplicativo estranho instalado no seu Facebook. Para isso acesse a sua Central de Aplicativos: para remover qualquer coisa estranha, passe o mouse sobre o ícone e clique no “x” que aparece no canto superior direito. Se tiver dúvidas, apague todos e depois reinstale o que precisar.
- Se você usa o Google Chrome, o vírus pode ter se instalado como uma extensão do navegador. Para ver sua lista de extensões digite na barra de navegação (onde aparecem os endereços dos sites) chrome://extensions. Verifique a lista e se encontrar algo suspeito, clique no ícone de lata de lixo que fica na frente da extensão para apagar. Na dúvida também elimine todas.
- O vírus também pode estar nas extensões do Firefox. Neste caso, clique no botão laranja do “Firefox”, que fica no canto superior esquerdo do navegador e depois em “Complementos”. E aqui é a mesma coisa: desinstale as extensões suspeitas ou todas na dúvida.
- Não clique em nada que tenha o endereço googledrive.com abaixo do título da postagem. Também tenha muita atenção com links encurtados (tiny.ur, migre.me, ow.ly, goo.gl e bit.ly), que também podem esconder armadilhas.
- E, claro, não clique em links suspeitos, mesmo se for de seus amigos. Principalmente se for algo “inacreditável” e com soluções milagrosas.

Fonte: http://www.adjorisc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.