sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Trend Micro alerta para alta da eficiência das ameaças

O tradicional antivírus é sempre a primeira linha de defesa de uma empresa. Eles protegem colaboradores que ainda cometem os erros habituais que especialistas em segurança dizem para evitar: abrir anexos maliciosos, clicar em URLs desconhecidas, e visitar sites não confiáveis.
Para a Trend Micro, focada em segurança na era da nuvem, neste contexto, estes produtos podem parecer suficientes, pois podem identificar arquivos perigosos e conhecidos malwares antes de entrarem nos computadores. Pode até parecer que os produtos gratuitos representam uma solução satisfatória para estas ameaças.
No entanto, há muitas ameaças atuais que usam ferramentas e técnicas sofisticadas para contornar estas soluções. Estas técnicas são utilizadas, a fim de perseguir agressivamente e comprometer alvos escolhidos para roubar informações confidenciais.
Proteger o computador com um software antivírus ajuda a bloquear conhecidos arquivos maliciosos, mas e os ataques low-profile que deslizam sob o radar? Estes tipos de ataques podem ser atribuídos ao arriscado comportamento de funcionários, alguns dos quais envolvem cair em táticas de engenharia social na forma de tentativas de phishing e URLs encurtadas ou disfarçadas. Sem soluções mais sofisticadas e completas que vão além do simples antivírus, os usuários correm o risco de tais ameaças.
Produtos mais completos são capazes de lidar com as ameaças sofisticadas de hoje. Por exemplo, explorações podem ser minimizadas por meio do uso de produtos com inspeção profunda de pacotes (Deep Packet Inspection - DPI), que bloqueiam estas ameaças na camada de rede. Outras ferramentas bloqueiam várias outras ameaças na camada browser/terminal. Para enfrentar as ameaças completas de hoje, são necessárias soluções eficientes. Enfrentar esses desafios não é de graça, mas em comparação com os custos que uma brecha pode gerar, os custos são minúsculos.

Fonte: Risk Report

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.