segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Relatório da Trend Micro aponta vulnerabilidade do Android e aumento de malwares para transações bancárias online

Vulnerabilidades do Android, aumento nas ameaças às transações bancárias online e disponibilidade de sofisticados e baratos kits de ferramentas de malware estão entre as preocupações crescentes citadas no Relatório Geral de Segurança da Trend Micro, líder mundial em segurança na era da nuvem, referente ao 2º trimestre de 2013. Este relatório – feito pela equipe da Trend Micro responsável por verificar os malwares –  é uma análise que documenta ameaças de segurança cibernética relacionadas ao trimestre anterior, combinada com análises que avaliam e antecipam ataques emergentes.
Conforme as ameaças se proliferam e a base de usuários se expande com a pouca atenção dada à segurança, os dispositivos Android ficam diretamente na mira dos hackers. O Relatório Geral de Segurança mostra que o número de aplicativos Android mal-intencionados e de alto risco cresceu para 718 mil no segundo trimestre – um aumento significativo, quando comparado aos 509 mil aplicativos encontrados no trimestre anterior. Esses aplicativos maliciosos estão a caminho de ultrapassar o marco de um milhão até o final do ano, como previsto pela Trend Micro. Os malwares com foco em PCs levaram uma década para alcançar esse número.
"Devido à natureza fragmentada da rede Android, é muito difícil para as correções chegarem a todos os usuários em um período de tempo eficaz. Em alguns casos, os usuários nunca terão acesso às correções, uma vez que os próprios vendedores deixam seus clientes sob risco de ataque", disse Leonardo Bonomi, diretor de Tecnologia e Suporte Trend Micro no Brasil. "Até que se tenha a mesma urgência para proteger os dispositivos móveis que temos para proteger nossos PCs, essas ameaças reais continuarão a crescer rapidamente. O ritmo com que o volume de malware está crescendo indica que estamos chegando a um ponto crítico. Para combater isso, os usuários Android precisam tomar muito cuidado ao usar seus dispositivos e dar passos simples, mas eficazes, como adicionar softwares de segurança em todos os seus dispositivos móveis".

Internet Banking
O relatório da Trend Micro também alerta para o aumento de riscos nas operações bancárias online, para as quais o volume de malware aumentou 29% em relação ao trimestre anterior – de 113 mil para 146 mil infecções. Os EUA foram o principal alvo de malware, com mais de um milhão de casos, totalizando 28% das ameaças globais, seguido pelo Brasil, com 22%, e a Austrália, com 5%. Medidas preventivas, como acompanhar de perto a atividade da conta e usar soluções de segurança de terceiros, vão ajudar a diminuir e acabar com esta ameaça crescente.

Kits de Malware
Além de apontar um intenso volume de ataques e riscos de cibersegurança, o relatório da Trend Micro também informa que os métodos para a venda de kits de malware evoluíram. Ferramentas sofisticadas e maliciosas já estão sendo vendidas com preços baixos, gratuitamente ou com preços combinados, como, por exemplo, pacotes pague um, leve dois. A facilidade de acesso a esses eficazes kits de malware aumenta os riscos que usuários de Internet enfrentarão pelo restante de 2013 e também pelos próximos anos.

Acesse o nosso blog para ver o post que preparamos sobre o relatório: http://blog.trendmicro.com/trendlabs-security-intelligence/mobile-threats-in-full-throttle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.