terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Softwares desatualizados são um convite a infecções por malware. Veja como fugir disso.

O malware é uma preocupação generalizada que custa aos consumidores mais de 2 bilhões de dólares por ano e compromete milhões de computadores pessoais a cada temporada. É uma ameaça que evolui tão rapidamente quanto nossas medidas para remediá-la.
Hackers quebram suas senhas. Scammers enganam você para que clique em links maliciosos. Mas essas não são as únicas maneiras - ou até mesmo as mais comuns - de ter o seu computador infectado.
O fato é que o software que você usa todos os dias tem grandes chances de estar desatualizado, o que o torna vulnerável a falhas de segurança. Software sem correção é uma das formas mais populares de malwares se aproveitarem para invadir o seu PC.
Reagir às ameaças não é o bastante
A maneira habitual de lidar com uma ameaça é contar com um programa antivírus para identificar infecções. Você verifica regularmente a sua máquina e coloca em quarentena e erradica quaisquer vírus que são descobertos.
Alguns malwares inevitavelmente passarão pela verificação de segurança - até mesmo as mais fortes. Por isso, realizar varreduras é uma parte importante de qualquer defesa, mas os antivírus tradicionais também têm algumas desvantagens.
Você sabe o que fazer: configure o seu programa para "escanear" e encontre outra coisa para fazer pelos próximos 30 ou 120 minutos. Você vai dar um suspiro de alívio quando o seu computador estiver totalmente limpo, mas ao mesmo tempo você está completamente amarrado.
Mesmo quando você não está de fato removendo um malware, programas antivírus tradicionais podem sugar o seu tempo e recursos, com pop-ups intrusivos de avisos e códigos pesados que diminuem a velocidade do seu computador. E não seria a redução das interrupções de produtividade o motivo principal da luta contra malwares?
Temos uma dica para você: A Trend Micro vai mais longe para identificar as ameaças online, simplificando a sua proteção e a de sua família contra essas ameaças com o Trend Micro™ Titanium™ Security.
O Titanium é fácil de usar e oferece ampla proteção para o que você faz online todos os dias (enviar emails, socializar, navegar na web). Além disso, não o incomoda com pop-ups e alertas.
Não tem um antivírus?Compre o antivírus Titanium através do site: http://www.trendmicro.com.br/br/casa/produtos/titanium/index.html#para-pc

O caminho da prevenção
Se você quer realmente fechar as portas para os códigos maliciosos, você precisa migrar de uma abordagem reativa para uma preventiva. Começando por tornar hábito essas boas práticas abaixo:
  • Instale um bom software antivírus com firewall;
  • limite o número de contas de Administrador;
  • mantenha seus laptops e dispositivos móveis fisicamente seguros;
  • exclua qualquer e-mail não solicitado sem abri-los (especialmente aqueles que contêm anexos ou links);
  • desconfie de um e-mail que solicita informações pessoais, como senhas ou número de segurança social;
  • sempre use senhas fortes, e nunca as compartilhe;
  • não clique em links aleatórios;
  • não faça o download de softwares desconhecidos fora da Internet;
  • não espalhe hoax (boato) de vírus ou e-mails correntes;
  • faça logout ou bloqueie o computador quando for se afastar;
  • seja cauteloso ao permitir o acesso remoto ao seu PC;
  • faça backups frequentes de documentos e arquivos importantes;
  • implante criptografia sempre que estiver disponível;
  • faça um curso de treinamento em segurança de computadores;
  • e, por último e mais importante: sempre mantenha seu software atualizado!
Corrigindo vulnerabilidades
Mesmo se você seguir todas as práticas acima à risca, se não corrigir as brechas de segurança em seu software, você estará deixando o seu PC vulnerável. Uma típica máquina sem correção é exposta de 30 a 50 novas vulnerabilidades de segurança a cada mês.
Grandes empresas como Google, Apple, Microsoft, Firefox, entre outras, reconhecem milhares de vulnerabilidades a cada ano e patches são liberados para atualizá-las.
Esses updates são liberados em horários diferentes, e em diferentes quantidades. Procurar e baixar atualizações de cada fornecedor individualmente é uma rotina demorada e que não é prática para a maioria das pessoas.

A Trend Micro possui um amplo portfólio para o Gerenciamento de Risco, onde detecta, analisa e corrige incidentes, de forma automatizada em toda a rede, melhorando suas defesas contra ameaças avançadas persistentes, malwares de dia-zero e ataques direcionados que podem escapar da segurança de conteúdo e de perímetro convencional. São diferentes soluções visando atender as necessidades especificas de cada cliente.
O Deep Discovery é uma solução de gerenciamento de ameaças de última geração. Ele fornece uma detecção revolucionária, além de outros recursos projetados para ajudar Governos e Grandes Empresas a enfrentar APTs e ataques direcionados.
O Threat Management System é uma solução de análise e visibilidade da rede que detecta intrusões evasivas e automatiza correções, dando a visão e o controle em tempo real que você precisa para proteger sua empresa dos ataques avançados direcionados.
O Threat Intelligence Manager fornece informações acionáveis de ameaças em toda a sua empresa usando uma coleta, correlação e visualização de dados avançadas. Um completo gerenciamento de eventos e incidentes de segurança permite que você rapidamente identifique, analise e responda às ameaças da empresa antes que causem impacto em sua organização.
O Vulnerability Management Services automatiza seu gerenciamento de vulnerabilidades e conformidade com a política em toda a empresa. Esta solução de Software como Serviço (SaaS), fornece descoberta e mapeamento da rede, priorização de recursos, relatórios de avaliação de vulnerabilidades e o acompanhamento de correções de acordo com o risco à empresa.


Fonte: Idgnow; TrendMicro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.