segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Como manter os dados do notebook salvos


Está errado quem pensa que o notebook não é um objeto fácil para roubo. Ele é alvo mais simples até mesmo do que joias e dinheiro, pois ele está sempre visível "dando sopa" na mesa, na cadeira ou na mala, bastando um descuido para que o portátil suma. Em alguns casos, o alvo não é só o aparelho, e sim os seus dados. E o que é pior, para surrupiar suas informações, o criminoso não precisa nem fazer o roubo físico, basta ele usar a mesma rede Wi-Fi.
Felizmente, esse é um tipo de crime que pode ser evitado facilmente, tomando-se algumas precauções e seguindo-se algumas práticas simples, as quais nós vamos ensinar a você.
Bloqueio
Nunca deixe o seu laptop completamente indefeso: bloqueá-lo com senha é primordial. Login e senha não vão proteger a sua máquina contra hackers, porém podem ser o suficiente para afastar certos criminosos que tentarem acessar o seu computador.
Criptografando os dados
O bloqueio do laptop não garante 100% da proteção, pois a senha pode ser descoberta facilmente ou o ladrão simplesmente coloca o seu disco rígido diretamente em um computador para conseguir acessar os seus dados.
Se você é uma pessoa que viaja bastante, tem todas as suas informações no computador e não quer que ninguém as veja, você deve fazer uma criptografia completa de disco.
Use um VPN em redes Wi-Fi desprotegidas
Redes Wi-Fi desprotegidas são as maiores ameaças ao seu sistema de segurança, pois não há como saber com quem você está dividindo a rede. Nem todos os sites usam o HTTPS, e essa encriptação de dados pode variar, então você está praticamente à mercê dos protocolos de segurança utilizados pelo site. Com um VPN, o tráfego originado do seu laptop é criptografado e, então, enviado a um servidor de terceiros, onde ele pode com segurança ser redirecionado à web sem "olhares indiscretos".
Você pode esconder o seu IP com a ajuda de alguns programas, como o Loki VPN Client. Existem também softwares que permitem a você localizar o seu notebook se ele for roubado, como o PreyProject.
Antivírus
Mantenha sempre o antivírus de sua máquina atualizado. A Trend Micro vai mais longe para identificar as ameaças online, simplificando a sua proteção e a de sua família contra essas ameaças com o Trend Micro Titanium.
O Titanium é fácil de usar e oferece ampla proteção para o que você faz online todos os dias (enviar emails, socializar, navegar na web). Além disso, não o incomoda com pop-ups e alertas.
O que diferencia a Trend Micro é que antecipamos o perigo e protegemos nossos clientes e seus dispositivos antes que qualquer dano os atinja. E o Titanium apresenta a mesma tecnologia premiada que a Trend Micro usa para proteger as maiores empresas do mundo. Veja abaixo algumas características do Titanium:
  • Bloqueiam vírus, malwares e links perigosos compartilhados por emails e mensagens instantâneas
  • Identificam links perigosos nos resultados de buscas no Chrome, Internet Explorer e Firefox
  • Identificam links seguros e perigosos no Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, Pinterest e outras redes sociais
  • Identificam configurações de Privacidade no Facebook que podem deixar seus dados pessoais vulneráveis
  • Possui telas e relatórios claros e fáceis de ler
  • Recursos de segurança do tipo “configure e esqueça”, sem alertas e pop-ups incômodos
A Trend Micro possui três antivírus para casa:  Titanium Antivirus+, Titanium Internet Security e o Titanium Maximum Security.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.