quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Trend Micro revela custos do cibercrime

Um novo relatório de pesquisa da Trend Micro descreve uma vasta oferta de ferramentas e atividades que podem ser compradas e vendidas em sites do submundo criminoso. O material, que avalia principalmente as quadrilhas russas, examina os preços cobrados por vários tipos de serviços, como: programação e venda de software, venda de servidores dedicados e hospedagem, serviços de ataques de negação de serviços, venda de tráfegos, entre outros. 

Entre as principais atividades criminosas, estão:

1. Serviços de programação e vendas de software
2. Serviços de hackers
3. Vendas de servidores dedicados e hospedagem
4. Spam, serviços de grande volume de chamada e SMS
5. Vendas de download
6. Serviços de ataques de negação de serviços
7. Vendas de tráfego
8. Serviços de criptografia de arquivo
9. Vendas de Trojans
10. Exploração de serviços de escrita e vendas

O relatório destaca também que o investimento para se tornar um cibercriminoso é mínimo. Um criptógrafo de ponta com vários add-ons custa de 30 a 80 dólares. A criptografia de arquivos é primariamente utilizada para ocultar arquivos infectados ou malware de legítimos softwares de segurança;
Serviços VPN por 3 meses são oferecidos por 50 a 55 dólares e preserva o anonimato, enquanto permite que hackers acessem websites. Um ataque de negação de serviço de um dia custa de 30 a 70 dólares. Estes ataques visam paralisar sites ou computadores.
Instalação do malware ZeuS: de 35 a 40 dólares. O ZeuS é uma ameaça que, remotamente, rouba informações pessoais dos computadores das vítimas. Código fonte de backdoor de Trojan para venda: 50 dólares. Um Trojan consegue se passar por um programa ou aplicativo legítimo, a fim de roubar dados do usuário.
O relatório revela ainda que os preços mais altos – acima de 50 dólares – estão sendo pagos por tecnologias, ferramentas e serviços sofisticados. Os cibercriminosos podem até testar a ameaça contra soluções que já estão sendo oferecidas por empresas de segurança.

Fonte: http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=12473&sid=41
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.