segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Malwares para Android registram crescimento de 480% em três meses


Um relatório de segurança da Trend Micro, referente ao terceiro trimestre de 2012, revelou que aplicativos perigosos e de alto risco voltados para usuários da plataforma Android aumentaram de cerca de 30 mil, em junho, para quase 175 mil, em setembro.
Segundo Hernám Armbruster, vice-presidente da Trend Micro no Brasil, apenas 20% dos proprietários de dispositivos Android utilizam aplicativos de segurança. “Além do número de usuários que usam aplicativos de segurança ser baixo, é preciso que as pessoas entendam quais permissões os aplicativos demandam antes de aprová-las, para não correr o risco de compartilhar informações confidenciais sem intenção”, alertou.
Enquanto alguns aplicativos são claramente criminosos – como os que secretamente compram serviços premium para smartphone – outros são uma grande ameaça à privacidade. Eles incluem “Adware Agressivo”, apps que coletam mais informações pessoais do que o autorizado pelo usuário. Apesar de a maioria dos adwares ser projetada para coletar informações do usuário, existe uma linha tênue entre a coleta de dados para simples uso publicitário e a violação da privacidade de cada indivíduo. Como normalmente os adwares coletam informações do usuário para fins legítimos, eles podem servir como um meio eficaz para recolher mais informações que os próprios usuários gostariam de oferecer.
Para Armbruster, não é nenhuma surpresa um aumento tão significativo em malware para dispositivos móveis, ainda mais no Android, que é a plataforma dominante em smartphones. O problema é que o universo underground digital também lê as estatísticas e os relatórios analíticos, e descobriu uma maneira de ganhar dinheiro com malware para dispositivos móveis. “E, ao contrário de seu computador, ao obter as informações de seu telefone, também se revela a sua localização, os números para os quais ligou e muito mais. Todas essas informações podem ser facilmente vendidas”, finalizou.

Fonte: http://imasters.com.br/noticia/malwares-para-android-registram-crescimento-de-480-em-tres-meses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.