terça-feira, 28 de agosto de 2012

Segurança na nuvem ainda incomoda empresas brasileiras

Estudo da Trend Micro mostra que 46% das empresas em todo o mundo reportaram falhas de segurança problemas com seu serviço de nuvem aumentando o medo do modelo.

Levantamento global realizado pela Trend Micro, especializada em segurança na cloud, aponta que a nuvem continua sendo um desafio quando se trata de entregar serviços de TI ágeis. O percentual de empresas que reportaram falhas de segurança de dados ou problemas com seu serviço de nuvem aumentou de 43%, em 2011, para 46%, em 2012. Entre os países avaliados [Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Índia, Canadá, Japão e Brasil], a Índia teve a maior incidência de falhas ou questões de segurança e perda de dados (67%), seguido pelo Brasil, com 55%.

Em todo o mundo, de um total de 1,4 mil de tomadores de decisão entrevistados, mais da metade (53%) afirmaram que a segurança dos dados é uma das principais razões da desaceleração na decisão de adotar soluções em nuvem. Entre os executivos, 40% afirmaram que seus requisitos de segurança de TI não são atendidos pelos serviços atuais de nuvem. O estudo indica ainda que 53% dos entrevistados expressaram maior possibilidade de considerar o uso da nuvem se os provedores de serviços em nuvem realizassem uma abordagem mais prática de segurança de dados ou, se eles oferecessem mais soluções para proteger seus dados na nuvem.

De acordo com a pesquisa, o Brasil aparece um pouco abaixo da média global de adoção de cloud computing com 56%. Quando observadas as distintas modalidades no País a taxa de adoção de nuvem pública é de 46% e de nuvem privada é de 47%. Em termos de virtualização de servidores, a taxa brasileira é a mais baixa entre os países pesquisados: 50%. Ano a ano, a adoção global da nuvem aumentou de 55% para 59%. “Percebemos um processo acelerado de migração para a nuvem”, afirma Miguel Macedo, diretor da Trend Micro no Brasil. Em todo o mundo, mais da metade (53%) dos tomadores de decisão entrevistados afirmaram que a segurança dos dados é uma das principais razões da desaceleração na decisão de adotar soluções em nuvem. Este resultado está alinhado com a declaração de 40% dos entrevistados que afirmaram que seus requisitos de segurança de TI não são atendidos pelos serviços atuais na nuvem.


Fonte:http://cio.uol.com.br/noticias/2012/08/28/seguranca-na-nuvem-ainda-incomoda-empresas-brasileiras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.