quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Atualização de antivírus da McAfee causa problemas para usuários e empresas

Update liberado no final da semana fez com que consumidores ficassem até sem conexão com Internet. Clientes corporativos reclamam de solução demorada.
Um update problemático liberado na última sexta-feira, 17/8, pela McAfee deixou os computadores dos seus clientes desprotegidos e, em alguns casos, sem conseguir acessar a Internet.
O incidente afetou tanto usuários finais quanto corporativos, sendo que alguns deles continuam tentando resolver os problemas causados pela atualização nesta terça-feira, de acordo com mensagens postadas na comunidade de fóruns e na página no Facebook da empresa de segurança.
Os problemas em questão foram causados pelos updates DAT 6807 e DAT 6808, ambos liberados no final da última semana.

Empresa confirma problema
A McAfee confirmou esses bugs no domingo, 19/8, em um documento técnico que descrevia duas possíveis soluções, ambas exigindo que os usuários atualizassem para um então recém-lançado arquivo DAT 6809.
Uma solução, direcionada para os usuários que perderam conectividade com a Internet em seus computadores, visava desinstalar o produto, reiniciar o computador, baixar uma versão atualizada do produto pelo site da McAfee e instalá-la.
A outra solução descrevia métodos manuais e automáticos para atualizar instalações já existente para o novo DAT 6809. Os usuários que continuaram a encontrar erros após atualizar para essa versão do DAT eram aconselhados a desinstalar o produto utilizando uma ferramenta especializada chamada McAfee Consumer Product Removal (MCPR) e então instalar a versão atualizada do produto.
Os usuários do McAfee VirusScan Enterprise (VSE) 8.8x, a solução antivírus mais famosa da fabricante para o mercado corporativo, tiveram de esperar até segunda para uma chamada solução potente (hotfix) superDAT que não exigia a reinstalação do produto em dezenas, centenas ou até milhares de computadores afetados.
Para o VSE, os updates problemáticos causaram bugs com o OAS (on-acess scanner), um componente crítico do produto que verifica todos os arquivos acessados pelo sistema por sinais de malware, afirmou a companhia em um documento de suporte publicado nesta segunda.

Clientes corporativos preocupados
Alguns administradores encarregados da organização e preparação de antivírus em ambientes corporativos expressaram preocupação que enquanto a ferramenta OAS permanecer desabilitar o usuário pode ser infectado e o malware se espalhar por outros computadores da rede.
“Tenho 46 de 152 computadores com esse problema”, afirmou um usuário que se identificou como bostjanc no fórum da comunidade da McAfee para produtos corporativos. “Atualmente, tenho mais de 3 mil pontos finais com esse problema – solução o mais rápido possível, por favor, McAfee”, disse outro usuário chamado Derosa.
O VES 8.8. Hotfix 793640 é mandatório e inclui o pacote completo do DAT 6809, afirmou a McAfee.

Fonte:http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2012/08/21/atualizacao-de-antivirus-da-mcafee-causa-problemas-para-usuarios-e-empresas/

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