quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Malware móvel deve proliferar em 2012

O ano de 2011 já está sendo chamado de “o ano da quebra e vazamento de dados”, com grupos de hackers publicando grande volume de informações roubadas quase que diariamente. A situação inclui a utilização dos celulares inteligentes, os smartphones. As escutas telefônicas, os chamados “grampos”, também estiveram presentes constantemente na mídia. Caso você ainda não tenha notado ou prestado atenção no assunto em 2011, no próximo ano será impossível evitar o envolvimento com o assunto. Os malwares estarão cada vez mais próximos dos dispositivos móveis, seja Android, iPhone, BlackBerry, Nokia ou Windows Mobile.
Caso não sejam tomadas as precauções necessárias, você poderá se tornar a próxima vítima, com dados de sua agenda roubados, suas conversas e SMSs monitorados. As pesquisas mais recentes da Juniper Networks confirmam esta informação. De acordo com o blog do Centro Juniper Global Threat, o número de malware- aplicativos disponíveis para dispositivos Android saltou 472% desde julho passado. É isso mesmo, há cerca de cinco vezes mais malwares disponíveis para a plataforma Android do que há cinco meses. Ainda, de acordo com a empresa, 5 a 6 % dos dispositivos móveis que monitora foram infectados.
Os aplicativos “piratas” são grandes fontes de infecção, se fazendo passar pelos originais, sendo facilmente distribuídos por lojas de terceiros. Mas, mesmo na loja principal do Android Market, o perigo existe. A facilidade em se tornar um desenvolvedor e publicar um aplicativo para a plataforma Android é muito grande e o processo de verificação e aprovação dos aplicativos publicados ainda apresenta muitas falhas. A falta de atualização do sistema operacional Android, nos diversos modelos compatíveis, também é muito grande, multiplicando as vulnerabilidades da plataforma que mais cresce no momento.
Mesmo os fans da Apple devem tomar cuidado, sim vocês também estão sujeitos a vulnerabilidades.  Com todo o rigor e cuidado que a empresa tem na aprovação da publicação de aplicativos em sua loja, o pesquisador de segurança Charlie Miller, conseguiu aprovação para venda (em setembro) de um aplicativo que uma vez instalado fazia o download de um arquivo inofensivo, mas provando que um hacker poderia fazer o mesmo, mas com o download de um arquivo de código malicioso em seu lugar. Não existe mundo seguro.
Para aqueles que ainda não se preocupam, seria bom começar a tratar da segurança do seu smartphone ou dispositivo móvel da mesma maneira que faz com o seu desktop ou notebook. Gastar algum dinheiro em programas de segurança como anti-virus, anti-spywares e antigrampos, já não é um luxo, e sim uma necessidade. Além, obviamente, da cautela redobrada ao baixar algo em seu dispositivo móvel, sempre verificando qual a origem do material.

Por Marcelo Copeliovitch

Fonte: http://www.decisionreport.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.