terça-feira, 10 de julho de 2012

7 perguntas e respostas sobre o “apagão da internet” na segunda-feira

São Paulo - Servidor não encontrado. Essa é a mensagem de tela que milhares de usuários da internet podem encarar nesta segunda-feira. O corte na conexão é consequência de um vírus chamado DNSChanger, que fez vítimas no mundo todo. Como parte do plano de contenção, o FBI vai desativar os servidores afetados pela praga - e cortar o acesso de todos os infectados.
O apagão, que começa no dia 9 de julho, deve afetar 250 mil computadores. A medida foi pensada para ajudar a eliminar o malware, que afeta servidores DNS para desviar a rota dos dados durante o acesso à internet e enviar informações direto para os crackers. As estimativa é de que seis mil computadores ainda estão infectados no Brasil. Saiba o que está por trás do vírus - e o que fazer.
No entanto, essa rede de segurança criada pelas autoridades americanas expira 9 de julho. A partir dessa data, todos os afetados podem ficar sem internet, já que suas máquinas vão continuar buscando por endereços que não existem mais. O único jeito de voltar a navegar sem problemas é eliminar o vírus dos computadores. 

1  O que é um serviço DNS?
DNS (sigla para Domain Name System) é um serviço que converte os endereços que digitamos nos navegadores, como www.google.com, em endereços numéricos ou IPs, que localizam exatamente o servidor que hospeda o site. Como IPs não são muito fáceis de memorizar, pelo menos não tanto quanto um endereço pontocom, o DNS cuida dessa parte.
Sem essa tradução, não é possível navegar em websites, mandar emails ou conectar-se com qualquer serviço online.
2 Como surgiu o vírus?
Uma quadrilha, que as autoridades dos Estados Unidos disseram ter desbaratado em novembro, infectou centenas de milhares de usuários no mundo com um malware chamado DNSCharger, que controla servidores DNS. O vírus redireciona o tráfego da internet a sites fraudulentos e deixa os computadores vulneráveis a conteúdo malicioso e anúncios falsos.
3 Se a quadrilha foi presa, qual o perigo?
O problema é o grande número de vítimas. Os servidores usados pelos crackers ficaram sob o controle do FBI desde novembro, e têm sido mantidos no ar com um redirecionamento seguro temporário ativado para que os afetados não percam parte da sua conexão. 
4  Quais sistemas foram afetados?
O vírus infecta tanto Windows quanto Mac OS X. Usuários de Linux não são atingidos.
5 Como saber se fui infectado?
Criada especialmente para o caso, a página  DNS-Changer.eu, da Associação da Indústria da Internet Alemã, realiza uma verificação rápida baseada no endereço IP do computador. Apenas clique em "Start" e veja o resultado.
O FBI também lançou uma ferramenta para descobrir se um PC está configurado para acessar servidores infectados. Para isso, basta acessar a página abaixo e inserir o IP de seu computador no local indicado.
6 Meu computador foi atingido. O que fazer?
O grupo de especialistas DNS Changer Working Group criou uma lista de ferramentas gratuitas para download, além de instruções sobre como limpar um computador em perigo. Vale lembrar: cuidado com sites desconhecidos que prometem tirar o vírus.
7 Qual a extensão do DNSChanger no mundo?
Em fevereiro, quando os servidores temporários seriam inicialmente desligados, havia 3 milhões de máquinas infectadas e as autoridades pediram na Justiça que o desligamento fosse adiado. Hoje, estima-se que 250 mil computadores ainda estejam em perigo - seis mil deles no Brasil, que é o 13º país mais atingido.

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/7-perguntas-e-respostas-sobre-o-apagao-da-internet-na-segunda-feira?page=2
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.