quarta-feira, 14 de julho de 2010

Estudo: 73% dos brasileiros não reconhece sites de phishing

Pesquisa da VeriSign também revelou que pessoas entre 35 e 44 anos são mais vulneráveis.

Uma pesquisa da Opiniões de Valor, desenvolvida para VeriSign no último trimestre de 2009 com 1.006 brasileiros, revelou que 73% dos internautas correm o risco de sofrer fraudes online por não serem capazes de identificar as diferentes formas de phishing que acontecem atualmente on-line.

O estudo pediu aos entrevistados para que identificassem qual das duas imagens de um website, apresentadas lado a lado, pertencia a um site fraudulento de phishing. O sinal indicador mais ignorado foi a ortografia do site, com 73% das pessoas não conseguindo identificar os erros ortográficos que denunciariam o site de phishing.

Os outros sinais indicadores incluem inexistência do símbolo do cadeado na barra de endereço do navegador (54% enganados), solicitação de informações adicionais sobre conta (36% enganados) e URL contendo um nome de domínio numérico e não específico (33% enganados).

A investigação também fornece informações a respeito da vulnerabilidade de diferentes parcelas da população. As mulheres são 10% mais suscetíveis a serem vítimas de phishing que os homens, enquanto pessoas na região Centro-Oeste do Brasil são as menos suscetíveis a cair nas armadilhas dos fraudadores da Internet. O grupo etário mais vulnerável é o entre 35 e 44 anos, que tem 21% mais chances de ser vítima de phishing que o grupo entre 18 a 24 anos.

"O phishing continua a ser um grande desafio para as empresas online," disse Gastão Mattos, do MIS (Movimento Internet Segura). "Apenas um ataque de phishing é o suficiente para reduzir drasticamente a confiança que o público que navega na Web deposita em uma organização. Uma vez que a confiança é perdida, é muito difícil recuperá-la; e, com a concorrência a apenas um clique de distância, isso é algo que as empresas não podem permitir que aconteça.

Fonte: IPNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.