quinta-feira, 8 de julho de 2010

Como Usar o Banco On-line com Segurança

Dicas para pequenas empresas não descuidarem da segurança

Operações bancárias on-line são uma faca de dois gumes para pequenas empresas: são simples e convenientes, porém as tornam mais vulneráveis aos criminosos digitais. Existem milhares de pequenas empresas e nenhuma delas possui um grande orçamento para gastar com TI ou com uma equipe numerosa.

Assim como os arrombadores de cofres antigos, os criminosos digitais também contam com muitas ferramentas para violar as contas on-line. Geralmente, as empresas são persuadidas a revelarem seus dados sigilosos por meio de ataques de phishing.  Um ataque de phishing ocorre quando um e-mail aparentemente legítimo leva a um site em que são pedidas informações sigilosas (tais como nome de usuário, senhas, data de vencimento do cartão de crédito etc.). Tanto os e-mails quanto o site têm uma aparência profissional e parecem vir de remetentes legítimos e confiáveis. Assim que os criminosos conseguem a informação que procuram, eles podem acessar diretamente as contas para transferir fundos ou vender os dados de acesso para outros criminosos. As informações relativas a contas bancárias costumam ser vendidas por um percentual do saldo disponível em conta (é possível encontrar contas on-line sendo vendidas por apenas 3% do valor disponível).

As melhores práticas para usar o banco on-line com segurança
A despeito dos riscos, o banco on-line é uma ferramenta muito importante para as empresas no acelerado mundo dos negócios. Eis algumas das melhores práticas para seus clientes continuarem a ter segurança ao usar o banco on-line.

Ensine os funcionários: A engenharia social ainda é muito usada na obtenção de informações sigilosas. Oriente seus clientes a nunca confiar nos e-mails que solicitam informações pessoais, como nomes de usuário ou senhas. Se não houver ninguém na empresa qualificado para realizar esse tipo de treinamento, uma opção é buscar um profissional ou um consultor de TI confiável para treinar os funcionários. Para sua revenda, pode ser uma ótima oportunidade para demostrar seu conhecimento e seus serviços!

Proteja os sistemas: Assegure-se de que os sistemas corporativos de seus clientes (PCs, servidores de arquivos e de e-mail) estão protegidos por produtos corporativos confiáveis de segurança na Internet e que estão sendo usadas as mais recentes atualizações. As soluções para consumidores domésticos (pagas ou gratuitas) não são suficientes no oferecimento de uma cobertura e uma visibilidade adequadas à segurança de uma pequena empresa.

PC exclusivo para as operações bancárias on-line: Designe um único computador a ser usado nas transações on-line da empresa. Esse computador deve servir apenas para as transações bancárias on-line e não para outras atividades como envio e recebimento de e-mail, navegação na Web ou compartilhamento de arquivo. Isso evita que o PC tenha contato com sites, e-mails ou arquivos que são fonte de malware.

Consulte seu banco: Converse com seu banco sobre o tipo de segurança que eles possuem e sobre outras práticas que eles recomendam, baseadas no sistema deles. Familiarize-se também com as proteções e processos fornecidos para as contas de pessoas jurídicas no caso de haver qualquer perda.

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