sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Em dois anos 25% das empresas adotarão Big Data para ao menos um caso de segurança

Para o Gartner, Big Data é mais eficiente para direcionar esforços contra ameaças corporativas e, por isso, deve começar a ser adotado mais amplamente a partir deste ano

Cibercriminosos desenvolvem técnicas muito rápido. E por isso analytics de fraudes e segurança são cada vez mais críticos – e o Big Data dá às corporações acesso mais ágil a informações externas e internas.
De acordo com uma nova projeção do Gartner, a tendência será usada ao menos uma vez por 25% das empresas a fim de detectar ao menos um caso de fraude ou de segurança. Hoje, apenas 8% das companhias  fazem isso.
“Big Data analytics permite empresas combinarem e correlacionarem informações internas e externas para ter uma ideia maior das ameaças. É aplicável a muitos casos de segurança e fraudes, como detecção de ameaças avançadas, brechas internas e roubo de conta”, comenta a vice-presidente e analista especial do Gartner, Avivah Litan.
Por exemplo, um ou dois anos atrás, os hackers olhariam ao redor e conduziriam ciberespionagem extensiva em seus alvos, para então partir para o ataque – seja ele atrás de dinheiro ou informação. “Agora, hackers, mais conscientes e efetivos das medidas para prevenção de fraudes usadas pelas vítimas, simplesmente vão direto ao ataque sem uma fase de reconhecimento.
No passado, as companhias confiaram em sistemas de monitoramento ou detecção otimizados para diversos casos. Agora, com Big Data analytics, é possível tomar uma série de medidas direcionadas, como cortar falsos alertas em sistemas de monitoramento utilizando dados contextuais e aplicando analytics inteligentes. Com o constante aumento do número de eventos, esse recurso é muito útil.
Além disso, é possível correlacionar alertas com prioridades entre diferentes sistemas para detectar padrões, criar “pools” de dados internos e externos relevantes em um local, bem como buscar perfis e usuários com transações suspeitas. Isso, de acordo com a consultoria, dá à companhia o poder de estar à frente das atividades maliciosas.
É recomendado que as empresas comecem com pouco, mas pensem grande e desenvolvam um road map para múltiplos casos e aplicações na organização. “O retorno sobre o investimento (ROI) em Big Data é simplesmente muito grande para ser ignorado”, conclui Avivah.

Fonte: http://informationweek.itweb.com.br/17664/em-dois-anos-25-das-empresas-adotarao-big-data-para-ao-menos-um-caso-de-seguranca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.