quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Brasil fica entre os três maiores alvos de ataques bancários

Relatório da Trend Micro mostra país em segundo lugar na detecção de malware de online banking nos três primeiros trimestres de 2013
No mundo todo, o volume total de malwares bancários dobrou de 2013 em relação a 2012, e o Brasil é um dos países que mais sofreram roubos de informação bancária no ano passado, de acordo com o relatório “Lucrando com as informações digitais”, elaborado pela Trend Micro. Nos três primeiros trimestres de 2013, o País obteve a segunda maior detecção de malware de online banking, com share de 10%, 22% e 16%, respectivamente, atrás apenas dos Estados Unidos.
Nos últimos três meses do ano, o país para terceira colocação, com 12%, ultrapassado pelo Japão. No Brasil, ainda, foi observado um aumento no uso de arquivos .CPL files e itens de Controle de Painel maliciosos que estavam embutidos em anexos de spam do tipo .RTF.

Aumento Mundial
Além disso, as ameaças a dispositivos tiveram aumento considerável em volume. Foram identificados cerca de 1,4 milhão de aplicativos maliciosos e de alto risco para Android, incluindo apps disponíveis para download de maneira legítima – no Google Play. Isso não significa, contudo, que a loja da Apple está imune – segundo os pesquisadores, a App Store também é vulnerável quanto a malwares.
Ameaças como phishing continuaram a se espalhar nos smartphones e tablets, mesmo que não comparáveis aos observados em PCs. No ano passado, o número total de sites de phishing móveis aumentou em 38% na comparação anual. O principal foco dos ataques foi roubo de informação financeira.
O relatório completo pode ser acessado neste link (em inglês).

Fonte: IT Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.