terça-feira, 17 de setembro de 2013

Brecha em site da Alerj permite redirecionamento básico de URL

Truque pode ser feito por qualquer pessoa, através de uma simples manipulação de URL

Recentemente, o grupo ativista Anonymous realizou uma série de ataques virtuais, incluindo ao site da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Mas nesse caso, a ação foi tão simples que pode ser reproduzida por qualquer usuário com noções básicas de internet.
O site da instituição tem uma brecha de segurança que permite a qualquer pessoa incluir a URL de uma imagem no template do website da Alerj. Basta utilizar uma URL com script de redirecionamento e incluir o endereço da imagem hospedada.
Aparentemente é um truque inofensivo, ou seja, não expõe dados sigilosos nem concede acesso remoto ao sistema de gerenciamento do site. Além disso, a manipulação só pode ser acessada através de uma URL específica -- não há um redirecionamento da homepage, por exemplo.
Com o método fácil à disposição, várias pessoas utilizaram a brecha para protestar contra o poder público do Rio de Janeiro. A capital fluminense é o local onde a onda de protestos iniciada em maio tem se manifestado com mais tenacidade e vigor -- principalmente após o a Alerj aprovar e o Governo Estadual sancionar uma lei que proíbe o uso de máscaras em protestos.
Veja abaixo a captura de algumas telas:






Fonte: Portal dos administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.