segunda-feira, 28 de maio de 2012

Governo dos EUA teme cibertaques contra infraestrutura do país

Não são somente oficiais da inteligência federal do governo que estão alertando sobre o terrorismo ou sobre ciberataques hostis à nação americana ou a sua infraestrutura e defesa. Os próprios terroristas também o estão.
Um vídeo obtido há um ano pelo FBI, supostamente de autoria da Al Qaeda, está sendo divulgado pelos partidários da legislação do Senado dos Estados Unidos responsáveis por regulamentar a segurança dos computadores de grandes indústrias, como a rede de energia elétrica.
O vídeo incita seguidores da Al Qaeda - os chamados "Mujahidin", "guerreiros" que teriam habilidades para cometer um "Jihad eletrônico" - a iniciarem ciberataques aos Estados Unidos e a outros alvos ocidentais. "O material está, essencialmente, instruindo alguém que é simpático à ideologia da Al-Qaeda a se envolver em ataques cibernéticos, além de dizer-lhes como é fácil fazer isso", disse a Senadora Susan Collins ao Canal Fox News. Ela, juntamente com outros três senadores, é autora de uma proposta sobre segurança cibernética.
"O Congresso precisa agir agora para proteger os americanos de possíveis e devastadores ataques às nossas redes elétricas, sistemas de abastecimento de água ou serviços financeiros. Rogo ao Líder da Maioria para debater e votar a proposta de minha autoria e dos senadores Collins, Rockefeller, Feinstein para definir novas medidas", disse o senador Joseph Lieberman em um comunicado divulgado no site do Comitê de Segurança do Estado e Assuntos Governamentais do Senado dos Estados Unidos.
O vídeo diz aos seguidores do grupo terrorista que o país está tão vulnerável a ciberataques quanto as companhias aéreas estavam em 2001. Lieberman e outros pontuaram o óbvio: não é necessário o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica para iniciar um ataque cibernético. Só é preciso algumas habilidades hackers. Os alvos mais visados para os ataques seriam a infraestrutura do país e a mídia.
O vídeo também inclui um corte de um programa de televisão em que o cyber analista, James Lewis, e o Almirante da Marinha e ex-chefe da Agência de Segurança Nacional e diretor da Inteligência Nacional, Mike McConnell, discutem sobre a vulnerabilidade das redes públicas e privadas dos Estados Unidos.
 
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/05/25/governo-dos-eua-teme-cibertaques-contra-infraestrutura-do-pais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.