quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dicas para saber quando um smartphone está infectado ou sendo invadido

Ao instalarmos jogos e aplicativos em celulares, às vezes não sabemos de onde vem esses aplicativos e se são realmente seguros.
Muitas vezes nossos celulares começam a apresentar alguns sintomas de problemas com o passar do tempo e muitos destes problemas podem estar relacionados aos aplicativos instalados.
Abaixo relaciono alguns sintomas e dicas para evitar danos ao aparelho.
1º Aparelho reinicia sozinho:
Se o celular reinicia sozinho como um computador e/ou trava toda hora pode ser sinal de vírus ou malware.
É necessário um aplicativo antivírus no celular, que pode vir a ser a solução para muitos dos problemas causados.
2º Bateria fraca (o tempo todo):
Outro ponto importante sobre dispositivos infectados é o celular descarregar a bateria muito rapidamente e constantemente, fato que pode ser causado por vírus e malware que podem abrir aplicativos e serviços sem o consentimento do usuário, que do nada faz com que o celular “morra”.
3º Mensagens de texto:
Seus créditos estão acabando do nada sem estar utilizando serviços pagos da sua operadora? Pode ser por causa de intrusos em seu celular que mandam mensagens para outros celulares sem que você perceba. No fim, seus créditos e sua privacidade somem!
4º Bluetooth louco:
De repente seu Bluetooth liga sem que você tenha ativado e sem que você se toque a bateria vai por água abaixo. Fique alerta, pois estes invasores podem mandar dados para outros dispositivos via Bluetooth ao alcance, lançando até dados pessoais que podem vazar por ai sem o seu consentimento.
5º Travamento do telefone:
Outro problema comum quando o celular esta com vírus é quando ele começa a ficar mais lento e trava toda hora nos aplicativos mais leves. Isso se deve ao caso de vírus se multiplicar pelo sistema causando lentidão nos demais recursos do celular e faz com que ele fique mais lento.
Como resolver esses problemas?
O primeiro passo para acabar com esses problemas indesejados é fazer a formataçao do cartão de memória do celular a cada 6 meses.
Após isso, instalar um antivirus eficaz próprio para celular  (sim, já existem antivirus para smartphones!) que esteja sempre atualizado e monitorando o mesmo. Com isso, seu ceular fica praticamente livre de várias ameaças que estão surgindo a rodo neste ”novo” mundo mobile.
Reiniciar as configuraçoes de fábrica também pode ser uma boa alternativa para acabar com possíveis problemas.

Fonte: http://www.profissionaisti.com.br/2012/05/dicas-para-saber-quando-um-smartphone-esta-infectado-ou-sendo-invadido/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.