quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Integrasul em matéria sobre segurança na Internet


Confira abaixo a matéria realizada com a Integrasul no jornal Gazeta de Caxias sobre segurança na internet:

CADA VEZ MAIS COMUNS OS CRIMES DE SEGURANÇA NA INTERNET
Todo mundo já ouviu casos de pessoas que compraram algum produto online e tiveram seu cartão clonado, ou então e-mail e contas em redes sociais invadido. A principal causa para esses problemas é a falta de conscientização do usuário.

Por Gabriel Rodrigues

São cada vez mais comuns os crimes de segurança na internet. Esses crimes caracterizam-se por e-mails suspeitos, roubo de senha de Cartão de Crédito, e até mesmo invasão de Perfis em Redes Sociais como Twitter e Orkut. Para muitas pessoas isso não é um grande problema, mas nos dois casos, invasão de privacidade e crime virtual, ambos são crimes que têm como ser evitados.

Falsa Segurança
O Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Integrasul, Edson Salvati, explica que “na maioria dos casos o maior problema é a falsa sensação de segurança que as pessoas têm. É muito comum liberar informações sigilosas sem pensar na repercussão que elas podem causar”.

Senhas
O Diretor Comercial, Marcelo Pacheco, diz que “devemos tomar cuidado na hora de fazer senhas. Não devemos criar senhas com nome dos filhos, nome da rua, são informações fáceis de serem decifradas”.

E-mails de Banco
“Bancos não mandam e-mail”, explica Edson. “O erro mais comum é acreditar em e-mails que falam de Certificação de Conta de Banco ou recadastramento de senha, esses e-mails não são reais. Na curiosidade as pessoas acabam clicando nos links que existem no e-mail e instalando vírus no seu computador. E isso será cada vez mais comum, já que dificilmente vamos ao Banco. Por exemplo, a cada avanço tecnológico a ideia é sempre deixar os serviços com cada vez mais mobilidade e praticidade on-line”.

Marcelo explica que “outra falha muito comum é a falta de conhecimento de segurança. Existem muitas informações públicas na internet e quem tiver acesso a essas informações pode utilizar-se em beneficio próprio”. Edson reforça a ideia de que “devemos criar uma cultura de segurança envolvendo o sistema de informática, que é armazenar, transportar e processar informações”.

Limitar o Uso
No caso de empresas, o controle da internet deve ser ainda maior, segundo Marcelo. “No momento em que ligou o PC à internet, ele está vulnerável a ataques de falha de segurança. Tudo que transporta informação está vulnerável. As empresas devem limitar o uso pessoal de recursos on-line para assim evitar a chance de contrair vírus e ataques. Além, é claro, de ter antivírus atualizados e acompanhamento de especialistas no assunto”.

Vulnerabilidade
 A Integrasul é uma empresa caxiense pioneira na consultoria de segurança de informática, são desenvolvidos produtos que tem como objetivo reduzir problemas e garantir proteção e controle da vulnerabilidade do acesso à internet.

Ascensão
 “Atendemos em média 150 empresas, e nos últimos anos houve um grande crescimento na procura, uma média de dois novos clientes por mês”, explica Marcelo. Para Edson, “a segurança na informática é uma área em ascensão porque as pessoas estão notando que é muito importante para o rendimento doméstico e profissional”.

Conscientização
O principal cuidado que devemos ter, e que é o principal risco dos internautas, são as compras on-line. Marcelo explica que “Devemos comprar apenas em sites que conhecemos e que temos referência. São os sites de compra clandestinos que acabam clonando cartões ou até mesmo vendendo produtos que eles não possuem”. Edson reforça que “O melhor meio de se manter seguro usando a internet é a conscientização. Devemos saber usar bem os recursos e saber os riscos que corremos, afinal, todas as relações comerciais e financeiras passam pela rede”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.