segunda-feira, 15 de julho de 2013

Trend Micro identifica ameaças ligadas ao Instagram

A Trend Micro identificou um site golpista que está oferecendo aumento do número de seguidores para usuários do Instagram. Diferente de ataques anteriores, esse site exige um pagamento – com valores variando de acordo com a quantidade de número de seguidores escolhidos. Apesar do uso irrestrito do logotipo do Instagram, o site não tem nada a ver com o serviço.
Na página, existe um formulário de reserva que pede nome de usuário, endereço de e-mail, número de telefone e informações de pagamento. Mesmo que o usuário tente preencher o formulário usando uma conta fictícia, ele aceitará qualquer informação que inserida. Ainda há dados sobre o próprio site, bem como uma página de FAQ.
No final, no entanto, o usuário não só não conseguirá os seguidores prometidos, como também entregará suas informações pessoais para scammers. Este site em particular tem uma terminação de domínio .RU, só foi registrado no início deste ano e está hospedado na Rússia. Na verdade, é um dos muitos domínios maliciosos relacionados ao Instagram com a terminação .RU, a mais comum no país. Estes sites já estão bloqueados para a proteção dos clientes Trend Micro contra essas ameaças.
A recente introdução do vídeo ao Instagram significa que mais usuários poderão se interessar pelo já popular serviço. Os usuários devem ter em mente que todas as ofertas de seguidores adicionais - sejam elas gratuitas ou pagas - são muito provavelmente esquemas de roubo de informações do usuário, dinheiro ou ambos.

Fonte: Risk Report

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.