quinta-feira, 1 de abril de 2010

Cartilha tem dicas para você proteger seus dados nas redes sociais

Segundo documento do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS/RNP), encurtadores de URL merecem atenção.

Participar das redes sociais pode ser uma experiência rica e agradável. Mas para que ela depois não traga problemas a você, é necessário tomar alguns cuidados com a segurança.

Foi pensando nisso que o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS/RNP) elaborou a cartilha Segurança em Redes Sociais: recomendações gerais.

O material tem uma série de dicas genéricas e específicas sobre o Orkut, Facebook e Twitter.

Nesta primeira matéria, o IDG Now! mostrará as recomendações gerais – aquelas que se referem especificamente a redes serão abordadas em notas posteriores.

Recomendações gerais para usuários de redes sociais
• Use 8 ou mais caracteres na sua senha, com mescla de letras, números e símbolos (“_” são os mais indicados). Os sites normalmente indicam e sua senha é forte ou fraca.

• Use software para gerenciar suas senhas. O CAIS sugere o KeePass, que armazena as senhas e ajuda a escolher combinações. O programa está disponível para Windows, GNU Linux e Apple Mac OS X. É possível acessá-lo por meio da web.

• Não utilize a mesma para diferentes serviços.

• Troque a senha com freqüência, especialmente quando usar serviços de redes sociais em locais públicos, como redes Wi-Fi de aeroportos, lan houses, eventos ou no computador de outra pessoa.

• Sempre saia do serviço fazendo o logout. Se não fizer isso, quando outra pessoa acessar o mesmo computador, ela terá acesso aos seus dados. O logout também fechar as sessões abertas em outras máquinas ou celulares que você usou. Se tiver se esquecido de fazer o logout, mude sua senha imediatamente.

• Cuidado com os encurtadores de URL. Esses serviços encurtam endereços longos de modo que possibilitem o envio por e-mail, Twitter e outros. Esses recursos são representados por sites como bit.ly, TinyURL e Migre.me, entre outros. A atenção com eles deve ser redobrada porque costumam ser usados acobertar envio de vírus.

Alguns serviços possuem ferramentas que permitem ver informações adicionais antes de visitar o link real. Veja um exemplo: Bit.ly: inclua “+” ao final ou /info/ para obter detalhes. Por exemplo: se a URL for http://bit.ly/S4YAc, acesse http://bit.ly/S4YAc+ ou http://bit.ly/info/S4YAc.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.